Força de Mirim


              A força de Exú Mirim

     Olá!
     Meu nome é George Lobato sou do Templo de Umbanda Sagrada Caboclo Pena Verde e Flecheiro de Aruanda e venho para falar de uma linha de umbanda chamada Exú mirim.
     Esses “ camaradinhas” trabalham na esquerda, junto com Exu e pomba gira.
Em alguns terreiros são mal vistos, julgados como entidades que consomem intenções das pessoas e trabalham através delas, que fazem somente com a intenção da pessoa trabalhando na parte literal dos pensamentos.

 
  Eles sim com intenções assim como a maioria dos guias, e por isso existe doutrina na casa, eles aprendem conforme é ensinado até onde pode ir, e o que pode fazer, assim como existem terreiros que não fazem amarração que seria com um Exu ou pomba gira por exemplo eles também podem ser doutrinados pois sua força é tremenda.
     
Muitos mirins trabalham de forma consumidora e em corte de demandas, assim como alguns que usam animais ou bichos para demonstrar com o que trabalham, alguns com lagartixa , baratas , gatos, lesmas e cobras, muitos desses citados são considerados pragas ou pestes, consumindo e equilibrando o meio ambiente na sua proporção, não diferente dos mirins que como foi dito também trabalham nessa função.  

   Cada um corresponde a um Orixá que os rege dentro do seus feitos, como um mirim que corresponde a Ogum, ele irá cortar demandas, trabalhar na lei e abertura de caminhos.
   Exu mirim, costuma trabalhar em meio ao caos, em toda sua brincadeira e confusão costumam cortar as más intenções que cercam seus “ filhos”. Eles costumam ser a ação dentro da esquerda, dando mais movimento, muitas vezes se antecipando até mesmo do Exu, fazendo como se fosse um “filtro” para as coisas.
    Muitas casa vêem Exu mirim como meninos de rua desencarnados, onde sofrem e fizeram escolhas que fizeram chegar a essa forma espiritual trabalhando nessa linha, em algumas como anões. Em conversa com um mirim tive a percepção que há essas condições, porém existe essa forma como aprendizado, onde ele vem para um auxílio e aprender com seus erros em vida, com um grau não tão elevado, o mirim seria o pólo negativo do Erê , que seria uma entidade muito pura e de um grau superior. Algumas vezes o mirim vem como um espírito que vagou por muito tempo e que está disposto a mudar, muitas vezes são espíritos inquietos que assume forma de criança e assim para aprender como deve ser feito para conseguir luz e ajudar as pessoas nesse plano.



Entregas para mirins: Chocolate, brigadeiros, geleia de mocotó, rapadura, bolinhas de amendoim ou bala de canela.

 Bebidas: coca cola , marafo , groselha e champanhe.

Pontos de força: encruzilhada, cemitério, estrada , praia.

Nomes: Calunguinha, Rosinha Caveira, Caveirinha, Menina, Brasinha, Foguinho, Para raio, Faísca, Gatinho, Joãozinho da calunga .

Bem, esse foi um pouco dos nossos camaradinhas.
Lembrando que na dúvida converse com seu pai de santo de confiança, sempre respeitando a doutrina da casa que frequenta.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História de Mirim Faísca

História do Exú Mirim Calunguinha

Banhos para a linha de Exú Mirim